Powered By Blogger

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Grand Prix de Xadrez Pensado de Florianópolis 2010



Foi dada a largada para o Grand Prix de Xadrez de Florianópolis 2010! Um evento pioneiro que acontecerá ao longo do ano, e com um grupo muito interessante de jogadores. O atual campeão de Florianópolis e do Zonal Catarinense da CBX, Daniel Brandão (2049 FIDE), terá pela frente outros dois ex-campeões brasileiros de categorias: César Umetsubo (2094 FIDE) e Kaiser Luiz Mafra (2150 FIDE), também ex-campeão catarinense e de Florianópolis, por duas vezes. Da parte juvenil da tabela aparecem Marcus Vinícius Machado Alves (1758 CBX), Amanda Paul Dull (1780 CBX) e Beatriz Sulzbacher Ramos (1753 CBX), todos(as) jogadores das seleções de base de Florianópolis. O sempre presente e combativo Djalma Aguiar (1937 FIDE) e o veterano Alexandre da Costa Lima (1820 CBX) abrilhantam bastante a competição. Aparecem ainda na lista o campeão Amador de Florianópolis em 2009, Sidney Loyola de Sá (1800 CBX) e o estudioso médico-enxadrista Dr. Gilberto Sandin (1800 CBX). Completam o grupo o futuro historiador Claudionor Pirola (1894 CBX) e o historiador de diploma Marcelo Nascimeto Pomar (2164 FIDE), esse que vos escreve, e que pela primeira vez terá o gostinho de ser “favorito”, segundo o rating avaliado (o que eu acho uma besteira, diga-se de passagem), e que na realidade não se sente favorito em nada, absolutamente.


Trio de ferro que considero favorito ao torneio.... (Umetsubo, Brandão e Mafra)



O torneio será disputado no sistema schuring (todos contra todos), em turno e returno, e lembrará um pouco o Campeonato Brasileiro de Futebol. A vitória no match (02 partidas), resultará em 03 pontos na tabela, o empate 01 e derrota 0. O desempate será a soma normal dos pontos no xadrez, contado os resultados de cada partida (vitória 1, empate ½, e derrota 0). Ao final da competição o evento distribuirá três troféus, medalhas a todos os participantes e uma bolsa de R$1.008,00! a serem divididos entre os 4º primeiros colocados. Será, acima de tudo, uma grande batalha desportiva, e a oportunidade de produzirmos partidas interessantes para a História!

Na medida do possível analisarei algumas partidas neste espaço.


3 comentários:

  1. Valeu, Pomar!

    Já posso incluir nos links?

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Ótima ideia esse torneio. Se puder deixar os resultados a medida que eles forem acontecendo. E mande um beijo enorme pra Amanda, de quem nào pude me despedir direito , e espero que atrapalhe o torneio de todo mundo.
    PS. o rating vale sim, principalmente antes de começar o torneio. Mostra o que voce já fez. Agora vamos ver o que voce está fazendo.
    Abraços a todos.
    Silvio

    ResponderExcluir
  3. Olá Silvio, postarei aqui os resultados sim! Fico feliz que continue acompanhando. Sobre o rating, não considero que o meu tenha ficado muito além da minha força, mas considero que o dos demais competidores está bem abaixo de sua força real, sobretudo os do Brandão e Umetsubo.
    Mas vamos às partidas!
    Grande abraço

    ResponderExcluir